Ao longo dos últimos dois séculos, com a tecnologia e suas transformações econômicas e sociais, a doença cardiovascular emergiu como doença crônica dominante em muitas partes do mundo e agora, no início do século XXI, está predito que ela se tornará a principal causa de invalidez em todo o mundo.
No começo do século XX, a doença cardiovascular era responsável por aproximadamente 10% de todas as mortes no mundo inteiro. No começo do século XXI, a doença cardiovascular é responsável por pelo menos a metade de todas as mortes no mundo desenvolvido. Por volta de 2020, está previsto que a doença cardiovascular será responsável por extinguir 25 milhões de vidas a cada ano.
Tendo por base esses dados, o grande segredo para evitar essa doença está em promover uma mudança nos hábitos e estilo de vida.
O primeiro fator está na reeducação alimentar, buscando uma dieta mais saudável e equilibrada, dando a preferência à ingestão de frutas, verduras, legumes, carnes brancas, evitando o consumo de alimentos ricos em gorduras, principalmente as saturadas e trans-saturadas.
Outro aspecto que devemos considerar é a prática de atividade física regular e prazerosa. Os exercícios aeróbicos melhoram a dinâmica circulatória, contribuindo para um bom metabolismo, e, além disso, proporcionam a liberação de endorfinas pelo organismo, levando a uma sensação de bem-estar e elevação da auto-estima.
Evite hábitos como tabagismo e etilismo, já consagrados como inimigos de uma vida saudável.
Importante: procure seu médico para uma avaliação e orientação adequada
Dr. Jorge Zarur Neto
:: Clique aqui para ver fotos da clínica
:: Clique aqui para conhecer a equipe